Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização Ler mais

Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização

A lógica do parecer do Conselho Económico e Social, ao aprovar a proposta da Comissão Especializada, um sem-abrigo precisa de uma casa, mas, provavelmente, também de um trabalho para conseguir um rendimento para sobreviver e, eventualmente, para pagar uma renda simbólica. Elimina-se com este caminho curto, o longo percurso desde a institucionalização do sem-abrigo até um fim inseguro que, na maioria dos casos, não leva a lado nenhum. Mas esta é a opinião do jornalista ao fim de mais de 30 anos de profissão. Ao que mais se tem assistido é a esconder-se os sem-abrigo, se não é num lado é noutro, dando-lhe as condições mínimas de sobrevivência. Quando a lógica deveria ser pegar num sem-abrigo e fazer dele um homem útil à sociedade onde está inserido (dando-lhe casa, é certo) mas com o trabalho no centro da sua recuperação.

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país Ler mais

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República vai solicitar, num projecto de resolução, que seja elaborado um estudo multisectorial que envolva os ministérios da Administração Interna, da Saúde e da Justiça e os governo regionais dos Açores e da Madeira, para compreender a dimensão dos consumos de droga nas várias regiões portuguesas, com especial destaque para os Açores, onde as percentagens de consumo superam, em quase toda a linha, as da Madeira e as do continente, com excepção de Lisboa e Porto.

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR Ler mais

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR

Em causa está o não cumprimento dos prazos relativos à construção do Pólo Martec na ilha do Faial, cujo concurso ficou deserto e levou a uma diminuição de 16 milhões de euros na próxima transferência do PRR. Numa outra vertente, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública revelou que as medidas anunciadas pelo Governo de República para combater a inflação custarão aos cofres da Região “entre 14 a 15 milhões de euros”.

Câmara da Lagoa promove projecto de prevenção primária da violência no  namoro e na adolescência Ler mais

Câmara da Lagoa promove projecto de prevenção primária da violência no namoro e na adolescência

 Hoje, pelas 9h00, terá lugar, no auditório da Escola Secundária de Lagoa, a apresentação da 2.º edição do projecto “Prevenção primária da violência no namoro na adolescência”, uma iniciativa promovida pela Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, em parceria com a Câmara Municipal de Lagoa e a Escola Secundária da Lagoa, no âmbito do Plano de Desenvolvimento em Saúde do Município de Lagoa.

ACAPO dos Açores está a recrutar terapeuta Ler mais

ACAPO dos Açores está a recrutar terapeuta

 A ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, com mais de 30 anos de história, em constante crescimento, dinamização e promoção de serviços especializados para assegurar um processo de reabilitação de pessoas com deficiência visual, procura terapeuta ocupacional, para integração na equipa multidisciplinar da Delegação dos Açores.

Alonso Miguel inaugura obras de minimização de riscos hidrológicos na Grota da Lagoinha Ler mais

Alonso Miguel inaugura obras de minimização de riscos hidrológicos na Grota da Lagoinha

Alonso Miguel afirmou tratar-se de “uma intervenção relativamente simples mas estratégica, pois, a par de outras intervenções promovidas pelo Governo Regional e por este departamento, como é o caso da requalificação da ribeira da Vinha Brava, também já concluída, visa a implementação eficaz e soluções tecnicamente adequadas para minimizar os riscos de cheias na cidade de Angra do Heroísmo.”

Theme picker