E que conduz ao mal, que depois de normalizado leva gente de bem a cometer as maiores atrocidades e horrores que a Humanidade já conheceu.
Nem tudo o que aprendemos e ensinamos da História corresponde à realidade dos factos. Com efeito, existem alguns factos da História de Portugal que merecem destaque e a reposição da verdade. Existem, por exemplo, provas de que o Canadá foi descoberto por portugueses e não por Jean Cabot. Os educadores e historiadores do Canadá deviam ensinar a verdade à juventude canadiana e a todos os cidadãos canadenses, em vez de estarem a ensinar erradamente, favorecendo os colonos ingleses e franceses que chegaram muito tarde!
Toda a moral ensinada por Jesus, resume-se em duas simples palavras: Caridade e Humildade, isto é, nas duas maiores virtudes em que devemos concentrar todas as nossas forças para desenvolvê-las, se pretendemos erradicar de nosso espírito o egoísmo que até hoje nos mantém presos às teias da ignorância.
A prática religiosa com maior devoção durante a quaresma é a Via-sacra, que consiste em percorrer o caminho que Jesus fez, carregando a Cruz, desde o Pretório de Pôncio Pilatos, até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo. Tal exercício terá tido origem no facto da Mãe de Jesus ter percorrido inúmeras vezes a mesma via, tal foi a intensa dor sentida, que lhe ficou impregnada no coração, ao acompanhar o Seu filho até à sua crucifixão, prática esta que foi aprofundada na época das Cruzadas, como que a reproduzir a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.
Pelo que vou lendo na Imprensa, a revisão constitucional prossegue a passo de caracol, com a Comissão Eventual para o efeito eleita no Parlamento, e que já vai no segundo Presidente, examinando e discutindo cada um dos preceitos contidos nos vários projectos submetidos à sua apreciação, aparentemente pelo menos sem qualquer pressa, como se fosse uma tarefa não para se fazer mas para se ir fazendo