Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização Ler mais

Solução para os sem-abrigo nos Açores passa pelo Governo assegurar uma casa e não optar pela institucionalização

A lógica do parecer do Conselho Económico e Social, ao aprovar a proposta da Comissão Especializada, um sem-abrigo precisa de uma casa, mas, provavelmente, também de um trabalho para conseguir um rendimento para sobreviver e, eventualmente, para pagar uma renda simbólica. Elimina-se com este caminho curto, o longo percurso desde a institucionalização do sem-abrigo até um fim inseguro que, na maioria dos casos, não leva a lado nenhum. Mas esta é a opinião do jornalista ao fim de mais de 30 anos de profissão. Ao que mais se tem assistido é a esconder-se os sem-abrigo, se não é num lado é noutro, dando-lhe as condições mínimas de sobrevivência. Quando a lógica deveria ser pegar num sem-abrigo e fazer dele um homem útil à sociedade onde está inserido (dando-lhe casa, é certo) mas com o trabalho no centro da sua recuperação.

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país Ler mais

As ‘cifras negras’ do consumo de substâncias psicoactivas na Região são preocupação no país

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República vai solicitar, num projecto de resolução, que seja elaborado um estudo multisectorial que envolva os ministérios da Administração Interna, da Saúde e da Justiça e os governo regionais dos Açores e da Madeira, para compreender a dimensão dos consumos de droga nas várias regiões portuguesas, com especial destaque para os Açores, onde as percentagens de consumo superam, em quase toda a linha, as da Madeira e as do continente, com excepção de Lisboa e Porto.

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR Ler mais

Duarte Freitas anuncia necessidade de “redimensionar” alguns projectos do PRR

Em causa está o não cumprimento dos prazos relativos à construção do Pólo Martec na ilha do Faial, cujo concurso ficou deserto e levou a uma diminuição de 16 milhões de euros na próxima transferência do PRR. Numa outra vertente, o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública revelou que as medidas anunciadas pelo Governo de República para combater a inflação custarão aos cofres da Região “entre 14 a 15 milhões de euros”.

Theme picker