14 de maio de 2023

Recados com Amor...

Meus Queridos! Hoje celebra-se a Festa do Senhor Santo Cristo, que é a festa maior dos Açores em que muitos vão pagar promessas por graças recebidas e outros vão pedir ajuda para as aflições que estão a passar… Na procissão em que o Ecce Hommo vai percorrer Ponta Delgada, sobressaem as promessas que são parte no cortejo… E certamente os governantes também irão fazer a sua promessa… Ao Senhor Santo Cristo pedindo a sua graça nesta complicada conjuntura … A minha prima Maria da Praia, que vai ver a procissão comigo, antecipou-me as promessas de alguns políticos… e diz que o Presidente Bolieiro vai prometer dar cinquenta voltas ao campo do Senhor com um molhe de sírios às costas para conseguir ver aprovado o Orçamento para 2024. Enquanto isso, o Presidente das RUP, Vasco Cordeiro, promete oferecer uma junta de bois se for eleito para Deputado ao Parlamento Europeu em 2024. O Vice-presidente Artur Lima promete dar vinte e cinco voltas no campo do Senhor rezando um terço e pedindo ao Senhor para segurar o CDS/PP nas próximas eleições legislativas, enquanto o dirigente do PPM, Paulo Estêvão, promete oferecer uma coroa ao Senhor se conseguir ser parte da próxima coligação governamental. Enquanto isso, o responsável da IL Nuno Barata promete ao Senhor Santo Cristo fazer uma visita mensal ao Ecce Hommo, para se redimir do desassossegue que gerou na coligação do Governo… Pedindo ao mesmo tempo que se dê um milagre no rectângulo para que o PSD e a IL acertem o paço para as próximas eleições nacionais. Maria da Praia diz que não consegue imaginar o que oferecerão ao Senhor Santo Cristo os demais líderes partidários na Região, porque desconhece a religião de cada um…

Ricos! Lá está o meu querido Presidente da República metido na disputa entre o Primeiro-ministro António Costa e o ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa, que está a ser alvo de um processo movido pelo Primeiro-ministro… Por ter no livro que publicou há tempos atrás afirmado que tinha sido pressionado pelo Primeiro-ministro para não mexer com a filha do antigo Presidente de Angola Eduardo quando era dona do BIC e estava com vários processos criminais às costas pelos inúmeros investimentos que fez em Portugal, alguns com créditos dos bancos portugueses… O Primeiro-ministro, pede agora que o Presidente da República seja sua testemunha e Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai responder por escrito ao Tribunal. Agora, o antigo governador do Banco de Portugal vai processar, António Costa e, à semelhança deste, decidiu também chamar o presidente da República como testemunha. O Presidente da República pronunciou-se publicamente sobre estes processos nas suas análises políticas que faz diariamente…. E agora não tem outro remédio senão colaborar com a Justiça, ao ser chamado como testemunha, embora não se conheça ainda o que escreverá o chefe de Estado para cada um dos contendores nos processos que vão fazer correr muita tinta!

Meus Queridos! A minha amiga Pilar, que reside na Madeira, telefonou-me esta semana para dizer que não podia vir a São Miguel para as festas do Senhor Santo Cristo por causa dos ventos fortes que se têm feito sentir na Pérola do Atlântico durante a semana e que alteraram toda a circulação aérea, devido aos cancelamentos de voos de e para a Madeira, e desse modo ela não conseguiu vir a tempo de assistir às festas do Senhor, tal como eu estava à espera. De permeio, lá ela se lamentou com a “bandidagem que graça na Madeira durante a noite e atormentando as pessoas e agora chegou o “ataque” aos moradores da Camacha  uma pacata localidade que está a partir de agora  na rota do furto. Os moradores adiantam que “da maneira como isto vai,… a bandidagem vai começar a atacar mesmo durante o dia”… A minha amiga Pilar diz que o problema é que ninguém vê nem sente “a polícia e até o guarda nocturno da Camacha levantou ferro e foi-se embora … Ela acrescenta que o problema é que o mal começou e cresceu na cidade do Funchal… E a intranquilidade estendeu-se agora às pacatas freguesias e vilas da Madeira! Respondi-lhe que esse mal não é só lá… Trata-se, a meu ver,… da nova pandemia que tem origem no consumo brutal de drogas que estão a espalhar-se com grande velocidade por continentes, mares e ilhas… Enquanto os políticos discutem tretas sobre o alecrim e a manjerona,… E não têm os ditos cujos no sitio…. Para legislarem sobre a indigência e o combate às drogas, incluindo as sintéticas e as que são feitas com uma variedade de produtos tóxicos à moda das favelas do Rio de Janeiro ou do México e que estão a chegar à Europa com uma velocidade que mete medo a quem tem olhos e coração.

Ricos! E por falar em assaltos e assaltantes, esta não lembra ao diabo! O Supremo Tribunal de Justiça deliberou que um assaltante seja indemnizado porque foi atropelado pelo dono da casa roubada. O pagamento da indemnização é de 30 mil euros a pagar ao assaltante de uma casa em Guimarães e que acabou atropelado pelo dono da habitação roubada, quando decidiu perseguir o ladrão no seu automóvel. O Tribunal aplica essa indemnização porque considera no acórdão do dia 27 de Abril
que o caso representa uma situação de “excesso de legítima defesa não justificada”, tendo em conta a “manifesta desproporção” entre a gravidade da lesão à integridade física do assaltante e o interesse patrimonial protegido. O dono da moradia assaltada foi a casa porque estava a recuperar de uma cirurgia e tinha a locomoção limitada, quando viu o ladrão encapuzado no interior, que entretanto se pôs em fuga… Entrou no carro e perseguiu o assaltante, com 19 anos, para o tentar imobilizar, identificar e eventualmente recuperar objectos de que se tivesse apropriado. É verdade que o assaltante, quando foi colhido pela viatura do dono da casa, fraturou as duas pernas e o maléolo externo direito, tendo sofrido feridas e hematomas na cabeça, enquanto que o prejuízo do furto que consistiu na subtracção de duas moedas em prata, com o valor calculado em 680 euros. Para o Tribunal, trata-se de uma “situação de excesso de legítima defesa não justificada e, portanto, ilícita”, e a seguradora da viatura usada no atropelamento vai ter, agora de pagar a indemnização de 30 mil euros ao assaltante. No processo-crime, o assaltante foi condenado por um crime de furto qualificado na forma tentada, numa pena de um ano e dois meses de prisão suspensa na sua execução. Agora, o ladrão vai receber 30 mil euros pelos danos que sofreu no atropelamento do dono da casa…. É a Justiça no seu melhor!

Meus queridos! Muitas vezes nos meus recadinhos tenho dado conta do deplorável exemplo que tem vindo do coração da Autonomia, que é o Parlamento Regional, onde, em vez de colocarem os interesses da Região e de quem nela vive em primeiro lugar, os meus queridos parlamentares gastam-se a esgrimirem com fervor… Argumentos partidários que se tornem à vista dos cidadãos num espectáculo que gera depois no comum dos cidadãos o descrédito na política e nos políticos…. Mas, como não sou mulher de apenas ver o que está mal, também quero dizer que muito gostei, esta semana de ver os ricos, embora com as suas diferenças, gerarem unanimidade quanto à votação do novo estatuto da carreira docente dos professores, matéria que sempre gerou muitas lutas e divisões… E que agora foi aprovada pacificamente por todos os partidos…. Pelo que merece uma menção positiva, tal como deve também ser referida a forma como foi aprovado o regime de pagamento de horas extraordinárias aos médicos nas urgências dos hospitais e os acertos na contagem de tempo nas carreiras dos enfermeiros… Uma boa notícia, em véspera do Dia do Enfermeiro que decorreu a 12 do corrente mês de Maio! Assim vale a pena!

Ricos! Foi muito pouco badalado por cá e no rectângulo o Prémio Carlos V entregue em Espanha ao Secretário-geral da ONU, António Guterres, perante as mais altas instâncias europeias, em pleno Dia da Europa. Por cá, os comentadeiros e comentadeiras estavam mais entretidos com Galamba e os voos rasantes da TAP, mas gostei de ver o ambiente e de ouvir o notável discurso que fez o meu querido antigo Primeiro-ministro Guterres. E ainda por cima ele teve publicamente um toque de iberismo quando disse que ia falar em Portunhol, … Para contentar as duas línguas ibéricas… Não é que venha mal ao mundo a mistura que ali se viu, e que me fez lembrar o Papa Francisco no início do seu pontificado quando disse que, o Português não era assim tão difícil porque “é um espanhol mal falado” … E, de facto, depois do acordo ortográfico de 90 que é mais imperfeito que as capelas imperfeitas… A Língua de Camões está assim… Portunhol!

Ricos! E falando ainda em Justiça, fiquei menente quando li no jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio a notícia de que num julgamento de droga de dois irmãos que a traficavam lá para os lados do Bairro das Laranjeiras e Calheta, as testemunhas arroladas para confirmar os factos eram outros tantos dependentes do consumo de droga… E claro, todos disseram que compravam aos ditos cujos, mas era quantidades ínfimas e só uma vez ou duas… Um até disse que trocou droga por dois periquitos que tinha roubado… Pobres periquitos! E é assim que se vai fazendo justiça… Pobre de quem fica sem o que é seu!

Ricos! Já tinha o meu vestido azul -bandeira pronto para ir assistir à Festa do Emigrante que voltou a marcar presença na noite de abertura dos arraiais das festas do Senhor, que era para ver a esperada estreia da nova “Coliseum Orchestra”, com direcção musical do já consagrado maestro Marco Torre. Mas quando vi o desfile de artistas todos vindos do rectângulo, sem uma presença que seja da boa música que se faz em tantas ilhas dos Açores e dos bons artistas que os nossos emigrantes merecem ver, desisti e vou guardar para outra ocasião o gosto que tenho de ouvir a novel orquestra privativa do Coliseu, que assinala os 106 anos daquela grande casa de espectáculos… E ficam-me as saudades das grandes Festas do Emigrante com carimbo Victor Cruz, açorianíssimas em tudo… E poupei algum, assim que vai ser aplicado num geladinho lá para os lados da Avenida…

Meus queridos! Quero mandar um ternurento beijinho ao meu querido Carlos Rezendes Cabral, velho e distinto colaborador do jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio e que agora interrompe por tempo indeterminado a sua presença semanal com as suas acutilantes crónicas, porque vai de “vilegiatura” (como antigamente se lia nas notícias dos jornais) para a capital do rectângulo, para estar com a família, e depois vai dedicar-se a escrever as suas memórias que espero vir a ler com interesse e carinho. Com votos de boa viagem e estadia, fica o meu beijinho e a certeza de que, nas pausas da escrita dos memórias e quando lhe apetecer, continuará com o seu espaço sempre à espera nas páginas do “nosso” Correio dos Açores, como ele gosta de dizer….

Print
Autor: CA

Categorias: Maria Corisca

Tags:

Theme picker