Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA Ler mais

Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA

Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges diz que há muito se sabia dos condicionalismos de abastecimento do Corvo, agravados com a destruição do Porto das Flores. Mas “por razões desconhecidas” não foram criadas condições para aumentar substancialmente a autonomia da ilha do Corvo, quer em termos de combustível para a EDA quer do consumo local. O rebocador Pêro de Teive saiu de Ponta Delgada com 60 toneladas de combustível a bordo, numa viagem que demorou 36 horas, e foi buscar mais combustíveis às Flores. A mais pequena ilha tem agora autonomia para três meses.

 

Trinta mil doses de vacinas chegam aos Açores até à primeira semana de Março Ler mais

Trinta mil doses de vacinas chegam aos Açores até à primeira semana de Março

A ilha de São Miguel, devido ao aumento de casos, continua a ser prioridade na vacinação, mas o Governo pretende já em Março alargar a vacinação a outras ilhas. Gustavo Tato Borges acredita que dentro de duas semanas a situação de risco já deverá estar extinta e haverá menos casos novos. A partir de Sábado passam a ser exigidos testes negativos para quem viaja de São Miguel para a Terceira, ilha que o Governo acredita já não ter transmissão comunitária.

Os Açores estão a reajustar com o país a promoção  às mudanças da procura  turística no período pós-pandemia Ler mais

Os Açores estão a reajustar com o país a promoção às mudanças da procura turística no período pós-pandemia

Açores, Madeira incluídos na estratégia de promoção de Portugal é como deverá ser a estratégia de promoção do país para o pós-pandemia. O Conselho Estratégico para a Promoção Turística aponta para uma mudança na procura e o Secretário dos Transportes, Turismo e Energia reforça que haverá “uma viragem daquilo que foi o turismo voraz para um turismo audaz” ou seja, um turismo com maior consciência ambiental. Mas para haver turistas, é preciso que haja transportadoras aéreas e a SATA e TAP são, neste sentido, estratégicas para Portugal. “A SATA é estratégica” para os Açores e a sua sobrevivência “uma prioridade”

“Sei de pessoas que andam à deriva na Ribeira Grande” à procura da Casa Lena Gal Ler mais

“Sei de pessoas que andam à deriva na Ribeira Grande” à procura da Casa Lena Gal

Nasceu nos Fenais da Ajuda e foi o contacto com as mulheres de xaile pela cabeça que agora assoma nas suas telas. Há também os tons ocres e pastel da terra que ajudava o pai a cultivar. Lena Gal diz que inconscientemente a infância marcou-lhe a obra com a suas “Mulheres poema” e consegue actualmente viver só da pintura. Reconhece que agora não seria fácil, porque os portugueses não têm ainda o hábito de ter “arte nas paredes”, e por isso tem-se dedicado a ensinar os outros para conseguir viver daquilo que gosta. Na Ribeira Grande tem um espaço de exposição permanente mas considera que não está devidamente divulgado.

O centro do debate da transferência  de competências para as autarquias “tem  de ser a Assembleia Legislativa Regional” Ler mais

O centro do debate da transferência de competências para as autarquias “tem de ser a Assembleia Legislativa Regional”

O debate interno na Região deve ser feito entre as autarquias e o Governo Regional, centrado no parlamento, mas o processo da transferência de competências não pode ser “ponto por ponto” o que está a ser feito no continente. O Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo acredita que há questões “mais operativas” que podem ser resolvidas facilmente como a gestão integrada da água como já acontece em Angra com o IROA.

Dois mandatos para devolver estabilidade financeira ao segundo município mais  endividado do país em termos relativos Ler mais

Dois mandatos para devolver estabilidade financeira ao segundo município mais endividado do país em termos relativos

Conseguiu em dois mandatos estabilidade financeira para aquela que chegou a ser a segunda câmara mais endividada do país, em termos relativos. Ricardo Rodrigues diz, por isso, que os principais motivos que o levaram a candidatar-se à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo estão esgotados e ainda não pensou se avança no próximo ano. Apesar da autarquia estar agora melhor financeiramente, ainda é preciso avançar com o saneamento básico, conservação de estradas e ruas e com mais habitação própria. Para isso vai contribuir o Plano Estratégico da Habitação do concelho, que deve estar concluído no primeiro trimestre de 2021.

Amianto da Escola Básica da Lagoa está  a ser retirado mas os edifícios estão  degradados e vão ser avaliadas intervenções Ler mais

Amianto da Escola Básica da Lagoa está a ser retirado mas os edifícios estão degradados e vão ser avaliadas intervenções

A Escola Básica da Lagoa tem vários problemas estruturais que não foram sendo acautelados e agora há problemas que é preciso colmatar mas na obra de retirada de amianto dos pavilhões não se fala sequer numa pintura das paredes. O Conselho Executivo diz que se começou a obra pelo telhado e pediu uma audiência com a Secretária da Educação que foi ao local, com a Secretária das Obras Públicas, para avaliar a situação. E depois de aferidas as necessidades vai ser feito um projecto de reabilitação da escola. Secretária da Educação, Sofia Ribeiro, diz que São Miguel é a ilha onde escolas estão mais degradadas.

Habitação continua a ser problemática no concelho onde o único hospital  privado dos Açores fará história Ler mais

Habitação continua a ser problemática no concelho onde o único hospital privado dos Açores fará história

A pandemia trouxe exigências ao nível social e a Câmara Municipal da Lagoa já apoiou, até Novembro, cerca de 250 famílias no âmbito de despesas de saúde. Também os empresários do concelho foram apoiados com vários projectos. A Presidente da Câmara, Cristina Calisto, elege a construção do único hospital privado dos Açores como histórica e diz-se disponível para avançar para um segundo mandato para dar continuidade a projectos que não conseguiu concluiu, nomeadamente ao nível da habitação.

Theme picker

Revista Pub açorianissima