O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores, promove, em fevereiro, concertos, exposições, bem como actividades desenvolvidas pela Biblioteca e pelo Serviço Educativo.
A 14 de fevereiro, Vítor Rua & Daltonic Brothers apresentam, na BlackBox, pelas 21h30, o concerto “Cine Voyage”, que inclui a projeção de filmes antigos, manipulados ao vivo, com grafismos feitos por João Pedro Gomes e Paulo Abreu.
No dia seguinte terá lugar, pelas 16h00, a inauguração da exposição “Registos de luz são Poesia”, de Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes. Esta mostra é um encontro de fotografia e poesia, sendo que o valor das fotografias em exposição reverte, em partes iguais, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Açores e para os Vicentinos da freguesia da Conceição, no concelho da Ribeira Grande.
Até 16 pode ser visitada a mostra “70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, que reúne cerca de 50 trabalhos de artistas de 43 países.
Para além desta exposição, a instalação de Francisco Queimadela e Mariana Caló, denominada “Fogo Lácteo”, desenvolvida em Residência Artística, pode ser visitada no espaço das Residências Artísticas durante o mês de Fevereiro, bem como a exposição da artista Alicia Pardilla intitulada “El principio de la incertidumbre”, resultado da Residência Artística em intercâmbio com o Centro de Arte La Regenta.
O Arquipélago acolhe, entre 18 e 28 de fevereiro, a residência artística “Livro – Poema – Livre”, com direcção artística da bailarina e coreógrafa Sara Vaz e de Marco Balesteros, designer e editor.
Esta residência será acompanhada por uma oficina de sensibilização à criação artística para o público em geral, na qual os participantes efectuarão exercícios com base em elementos sobre a luz, onde o desenho e o registo de vídeo serão vistos como matérias artísticas, estimulando a partilha de experiências e aproximando os participantes e os intervenientes. Este trabalho culmina, no dia 28, pelas 21h30, com uma apresentação da peça “Livro: Poema – Livre”.
De 19 a 21, o Serviço Educativo do Arquipélago promove a oficina “O desenho e o corpo normativo”, com o artista brasileiro Daniel Moraes e o apoio da Viarco.
Está patente no Arquipélago até 15 de março a exposição “Como Construir uma Ilha – Úterus Azorica”, com curadoria de Bernardo Rodrigues.
Esta exposição, organizada pelo LREC – Laboratório Regional de Engenharia Civil, apresenta obras dos artistas vencedores e menções honrosas do concurso de design “USE&ABUSE”, nomeadamente Caterina Plenzick & Katrin Krupka, Gonçalo Campos, Sam Baron e Sónia Soeiro, Ana Rita Campos, Filipa Silva e Sónia Domingos.
No dia 23 decorre a actividade do “Último Domingo do Mês”, inspirada nesta mostra.